sexta-feira, 13 de maio de 2011

Tecnologia

Sou uma pessoa criada na época da tecnologia. Desde muito tempo uma coisa que muito me agrada é navegar na internet. Essa atitude acaba atrapalhando algumas necessidades básicas, por exemplo: dormir. Minhas horas de sono estavam escassas, e fui perceber isso no final de semana quando viajei para a casa dos meus pais. No sábado, como no domingo era o dia das mães, saí com eles para jantar porque sabia que no domingo tudo estaria lotado, até mesmo o aeroporto. Então não poderia me atrasar. Ao chegar em casa, conversei uns 30 minutos com meus pais e caí no sono. Dormi ininterruptamente quase 12 horas – 11 horas e 42 minutos para ser mais preciso. Isso realmente me assustou. Por esse motivo tive que deixar esse vício de navegar na internet um pouco de lado para preservar meu tão maravilhoso sono.

Grande parte do tempo que perco na internet hoje em dia é destinado as redes sociais. Meu Orkut hoje mal acesso, quase serve de outdoor de propagandas chatas que já já excluo as pessoas que ficam me infernizando com esses recados. O Msn deixei um pouco de lado também, simplesmente porque o Facebook – já possuía antes da febre que está no Brasil hoje, mas mal acessava porque pouquíssimas pessoas acessavam – possui um aplicativo de conversação que está me suprindo. Ao ver as atualizações dos meus “amigos” no Facebook reparei em uma frase de minha amiga/leitora Leandra que dizia mais ou menos assim: "Não existe agenda cheia que não permita pelo menos uma ligação de 5 minutos.” Curti esse comentário e também participei desse desabafo: Nem falta de dinheiro que a pessoa não possa gastar R$0,25...

Andei repensando sobre isso... Fiz um breve comentário em um texto do meu blog sobre esse assunto de amizades e tudo mais. As pessoas realmente deixam de se comunicar, de terem um contato mais próximo devido a essa tecnologia. Já disse uma vez e repito: “A tecnologia aproxima os distantes e distancia os próximos.” Quantas vezes você deixou de ligar pra uma pessoa, ou mandar uma mensagem no celular e preferiu mandar um “recadinho” no Facebook ou um scrap no Orkut? Várias né...

Como disse anteriormente, andei repensando... Hoje a situação econômica está tão difícil no país, que entendo essas atitudes. Vemos a cada dia as pessoas se desdobrarem em dois empregos, deixarem alguns confortos de lado para economizar. Um grande exemplo disso vi essa semana em um telejornal, onde uma funcionária do legislativo estava vendendo rifas de motel na assembléia. A economia foi mais longe, porque o telefone de informações que estava na rifa era o do trabalho dela. Aprovei essa atitude, porque com certeza ela conseguiu economizar no seu telefone para poder “dar um sinal de vida” para quem é importante. Com certeza algum contato dela recebeu um SMS nesses dias nem que seja para falar que está com saudades ou mesmo para dar um simples “BOM DIA!”. Caso ela seja cliente de uma determinada operadora, esse contato poderá ter tido o privilégio de receber uma ligação, e ela tenha gastado somente R$0,25.

Em algum aplicativo dessa rede social vi uma frase do tipo: “Às vezes nossas atitudes valem mais do que 100 palavras.” Bonito isso né! Também concordo com essa frase. Por isso que toda vez que vejo uma das minhas amigas e elas estejam bonitas e/ou arrumadas a primeira coisa que faço é fazer um olhar de quem diz: “NOSSA!! Hoje você está que nem melancia na roça... Está rachando de boa!”. Tenho treinado esse olhar com alguns pedreiros que trabalham em uma obra perto da minha casa.

As pessoas perdem a essência das coisas. O trabalho, à distância, a tecnologia, o comodismo, a não vivência do contato com o próximo potencializa isso. Ainda chega e se encosta nas pessoas que não tem muita feição por esse tipo de atitude... Junta-se a fome com a vontade de comer. Caso você esteja se deparando com essa situação há duas formas de se resolver. Entender que apesar de seus desejos ela não te tratará da forma que você queria e continuar a se relacionar, outra e se afastar entendendo que esse tipo de atitude não está escrito no DNA de algumas pessoas.

Aceitar o jeito de cada pessoa e principalmente os defeitos faz parte de um sentimento muito complexo chamado AMOR!

Isso não é nada fácil!

Bjos e inté

5 comentários:

  1. Laaaaarga de ser mentiroso rapá!!!! rsrs

    arthur....

    ResponderExcluir
  2. Guill! Acho que você traduziu perfeitamente o que eu queria dizer naquele momento... Te adoro Pustema!

    Beijos e inté

    ResponderExcluir
  3. É menino essa tecnologia ajuda e atrapalha muito nos dias de hj mesmo, eu tbm ando me policiando muito esses tempos e a respeito de deixar de se comunicar é engraçado eu mesma tenho a vida bem corrida e sempre arranjo um tempinho pra uma ligação, um SMS e sei que faço isso de coração mesmo muitas vezes a recíproca naum sendo a mesmo fico Feliz assim mesmo, mais notei q esses tempos diminui a intensidade de alguns contatos para vê que se eles sentirem falta saberão que pequenos gestos valem mais que grandes ações algumas vezes.
    Bjão moçinho que gosto tanto. heheh

    ResponderExcluir
  4. Lê,

    Entendi muito bem porque você acabou tirando palavras da minha boca naquele momento. Muitas pessoas pensam o mesmo que a gente, eu só escrevi.

    Muitas vezes devemos aceitar, mas pelo menos uma tentativa de mudar temos que fazer.

    Bjos e inté

    P.s.: Te adoro também Pustema!

    ResponderExcluir
  5. Juliana,

    O ruim de de "testarmos" as pessoas é que podemos descobrir que elas não são nada daquilo que pensamos. Isso é muito ruim. Por outro lado, saberemos o que fazer nessa situação.

    Concordo, em alguns momentos pequenos atos possuem um valor tão grande que nem sabemos como aproveitar. O díficil é ser simples!.

    Bjos e inté

    ResponderExcluir