quarta-feira, 3 de outubro de 2012

B A H I A - S A L V A D O R ! ! ! ! !

Lembrando da semana em que comecei a espalhar a notícia que viria morar em Salvador lembrei de várias coisas. A primeira delas é que TODOS, literalmente TODOS os meus amigos no qual fiz questão de comunicar me parabenizaram e logo disseram: "_Agora já tenho onde ficar em Salvador na época do carnaval!". O mais engraçado de tudo é que depois de 2 anos e 10 meses me deparo com uma triste estatística... Recebi apenas 2 visitas!

Foto: Guill Fonseca
Falta de convite realmente não foi. Certeza de que tenho muito mais que 2 amigos... Mudar de cidade me fez sentir várias perdas que até hoje sinto falta. Porém, todo dia tento construir minha história nessa cidade. Não pense que é fácil morar em Salvador. Infelizmente a cidade se encontra A-B-A-N-D-O-N-A-D-A pelos governantes que muito mal se preocupam com o que irão falar ao protagonizar cenas de "amor" em pleno carnaval.
Realmente não é fácil morar aqui. Para um mineiro que sempre teve bons exemplos em sua cidade, presenciar determinadas situações é capaz de deixar qualquer ser humano perplexo. Ouço nos rádios as pessoas falarem sobre o orgulho de ser baiano. Orgulho? Não acredito que uma pessoa possa concordar com as coisas que acontecem TODOS os dias das mesmas formas, locais, horários... Sinceramente não sei o que está faltando nos cidadãos dessa cidade para que eles compreendam que o local em que pisam é de sua responsabilidade.

Um senhor com seus 55 anos, se prestar a entrar na fila de 30 unidades de um supermercado com o carrinho lotado de compras, ser questionado que o que está fazendo não está correto e ainda permitir que seu filho de uns 25 anos se revolte pela argumentação realizada... Isso pra mim não é orgulho! O caixa do supermercado registrar todos os seus produtos sem nada questionar... Isso pra mim não é orgulho! Procurar um responsável pelo estabelecimento e não encontrar... Realmente não deveria ser orgulho. Que pena, porque assim fica registrado apenas a cena que se repetirá outras vezes, no mesmo local e talvez com pessoas diferentes.

Pensar que ao chegar aqui deixei de aproveitar vários momentos com minha família e com meus amigos. Quando posso sempre vou pra minha cidade, porém o tempo e as oportunidades não são favoráveis. Esse final de semana estarei ausente em mais um momento importante para meus amigos (Rodrigo e Marcella). Vontade é o que não falta, porém nesse instante a oportunidade me deixou na mão. Eu desejo a vocês dois o melhor sentimento de todos, que esse seja mais um passo para complementar a felicidades de vocês.

Foto: Guill Fonseca
Eu me pergunto se há solução para o que vivencio nessa cidade. Sim... Não... Depende... Não dependerá da minha pessoa, mas da consciência de cada ser aqui reside. Época de eleição os personagens, ideais, propostas, desejos, palavras, promessas são as mesmas... Infelizmente.

Quero muito que o orgulho de "Ser Baiano" possa retornar em grande estilo em cada filho dessa terra. Porque pelo que tenho visto, os visitantes estão tendo mais cuidado com sua casa, do que os próprios donos. Isso não deveria ser assim... Né?

Não penso em sair dessa cidade... Penso muito em contribuir para melhorá-la... Mas poucas pessoas remando para um sentido não é suficiente. 

Muitas vezes o que mais necessitamos é de consciência, ao invés de força e amor.

Bjos e inté

5391

Um comentário:

  1. Grande Guill! Parabéns pela iniciativa franca e ambiciosa prá dizer abertamente o que pensa!

    Já te falei, sou de Salvador, nascido e criado aqui, e acho suas preocupações pertinentes. Minha preocupação, por outro lado, é a formação de opinião e atitude de forma precoce e em razão de situações pontuais.

    Acredito MUITO no orgulho de ser baiano: povo que apesar das dificuldades e de situações lamentáveis como q que você vivenciou, luta, batalha, vira o jogo.

    Como te falei, vamos olhar para os lados e veremos muitos senhores de 55 e seus filhos em filas de mercado Brasil adentro, baianos ou não; vamos olhar prá trás e notaremos mudanças profundas no pensamento e no comportamento das pessoas ao longo do tempo. Quando iremos olhar para dentro, reconhecer que também erramos e promover nossas PRÓPRIAS MUDANÇAS?? Afinal de contas...

    "Ninguém ignora tudo.
    Ninguém sabe tudo.
    Todos nós sabemos alguma coisa.
    Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."

    Paulo Freire.

    Boa noite!

    ResponderExcluir