domingo, 23 de setembro de 2012

PRA QUE?????

Foto: Guill Fonseca

No início do meu curso de mestrado, acabei sendo o anfitrião para um professor que acabava de chegar em juiz de fora. Durante nosso convívio ele me contou várias histórias da sua época de graduação e do tempo dentro da insituição em que se dedicou por anos. Umas dessas histórias me marcou muito e gostaria de dividir com vocês.

Em um congresso em que o professor apresentava os resultados de sua pesquisa, um dos ouvintes que também era pesquisador o questionou sobre o trabalho. Porém ele não foi direto ao ponto em qual estava interessado. Ele falou, falou, rodeou, enrolou e no momento final mandou a pergunta sem pé nem cabeça. Muito educadamente o professor falou para o pesquisador que não tinha entendido a pergunta e se poderia repeti-la. O pesquisador fez o mesmo rodeio de antes e mandou a “bomba” da pergunta. Humildemente ele disse: “_ Me desculpe mas eu não sei lhe responder!”. Na platéia, seu orientador também estava presente. Sendo renomado no meio acadêmico nacional e internacionalmente. Nesse instante o orientador pediu a palavra e respondeu: “ _ Senhor, blá blá blá blá blá blá... e muito obrigado pela questão!”.
A noite, enquanto os dois estavam presente em um jantar meu professor se dirigiu ao orientador e disse: “ Eu sinceramente não entendi o que o pesquisador queria saber.”. O orientador sorriu discretamente e disse: “ _ Mas eu também não entendi!”. “ _ Como assim? Mas você respondeu para ele quase 4 minutos, e não sabia do que se tratava?” Mais uma vez o orientador sorriu discretamente e complementou: “ _ Olha, uma pergunta nunca deve ficar sem resposta. Independente do que a outra pessoa pergunte, não se acanhe. Responda qualquer coisa. Mas nunca deixe uma pergunta sem resposta!”.


Durante muito tempo eu pensei nessa situação. Realmente, as perguntas são feitas para serem respondidas. Quando estamos dispostos a esclarecer o outro podemos falar qualquer asneira, que pelo menos ele não terá a certeza de que naquele instante sua questão não seria possível de responder.
Deveríamos fazer isso na nossa vida. Em determinadas situações em que pensamos não termos resposta devemos pelo menos responder qualquer coisa, para que aquilo não fique rondando nosso pensamento. Mas há um porém muito importante...


Algumas coisas não merecem atenção e muito menos resposta. Sim é complicado, eu sei! Como escolher e saber o que se deve e não se deve ser respondido??? Não sei, talvez experiência ou frieza, inteligência... Vai saber! Entrei nessa questão justamente porque determinadas situações devem ser ignoradas a partir do momento em que o centro do universo se "transforma"no seu umbigo. Isso mesmo, quando alguém achar que é o centro do universo, esqueça.

Em uma apresentação que fiz durante o meu mestrado acabei conhecendo um professor muito simpático e brincalhão que em uma conversa informal me ensinou: "No momento em que achei meu erro no projeto, pude perceber o quanto sou burro em não ter visto".

Sabe o que me cansa as vezes? Pessoas que fizeram algumas coisas se acharem as melhores pessoas do mundo. Aprendi com o pouco que ouvi de pessoas mais evoluídas que eu: Todo dia nos tornamos pessoas mais ignorantes. Não bata no peito, não se vanglorie, não olhe no espelho pensando que você é melhor que outra pessoa.
Foto: Guill Fonseca


Porque no final das contas, não passamos de ignorantes aprendendo com a vida!!

Bjs e inté



5295

Um comentário: