segunda-feira, 21 de março de 2011

Relações - Parte 2 de 2

Coloquei no último texto que falaria um pouco mais sobre as relações que fazemos no decorrer dessa louca jornada no planeta Terra. Porém, após pensar e analisar certas ocasiões achei complicado falar simplesmente das relações se não tocasse no assunto COMPORTAMENTO. Minha cabeça, em determinados momentos, funciona tão acelerada que posso misturar muito os assuntos e no final acabar falando "água" - como às vezes eu mesmo gosto de dizer... Mas, tenho que acabar essa reflexão.

Sempre que conhecemos alguém danos certas intimidades, e não tem como dosar como uma certa quantidade. Em determinados momentos só nos permitimos abrir determinadas páginas do nosso livro da vida, por exemplo o prefácio. Outras vezes chegamos a autorizar o acesso direto ao capítulo de êxtase da nossa trama. Essa autorização vai depender de quanto você se sentiu à vontade com aquela pessoa ou naquele momento. Acertamos algumas vezes a dose exata, mas a maioria delas não conseguimos. Com isso vem a repercussão: "Porque eu fiz isso?", "Como não pensei nisso antes?", "A gente não conhece a pessoa que está do nosso lado...", "Difícil acreditar que tenha acontecido comigo!". Pois é, você se encontra na lista das pessoas que de alguma forma foi "passada pra trás". Não se preocupe, porque nesse instante você não está no final da fila, outra pessoa e outra, outra, outra, outra já tomaram seu lugar na lanterna desse devaneio. O que devemos fazer e aprender com o tempo, com as experiências, com tudo que você viu acontecer com as pessoas que estão ao seu redor. Mas cuidado para não se encontrar fechado, em um quarto escuro, cercado de muros e seguranças. Cuidado é importante, com você e principalmente com as suas relações sociais, porque se isolar não é uma coisa bonita não.  Na conquista de novos horizontes, devemos ter em mente a construção de uma obra magnífica que possa perdurar durante muitos anos. Sempre devemos ter uma base sólida para tal, e nesse sentido eu acredito que devemos nos basear em três principais pilares: RESPEITO, CONFIANÇA e AMOR.
Independente de ser uma relação amorosa, social, profissional, de amizade... Qualquer uma delas EU acredito nesses pilares. Para enterdermos melhor essa questão vou dar um exemplo. Lembra quando você aprendeu a andar de bicileta? Não? Têm tanto tempo né... Não tem problema, eu me lembro MUITO bem de quando aprendi. Além das duas rodas da minha "magrela" eu utilizei uma roda que foi colocada ao lado da roda traseira da minha bike. Ela evitava que eu caísse para o lado, permitindo meu deslocamento com segurança para frente. Vamos pensar que nossas relações são feitas que nem essa dinâmica do aprendizado da bicicleta.
Ao retirar um dos pilares dessa relação temos que superar a expectativa de nossos pais de conseguir andar pra frente e sem cair. As pessoas que já passaram por essa experiência sabem que o desafio é complicado. Para evoluir podemos pensar em andar em uma roda só. Sair empinando a bicicleta é até legal, muitos dos meus amigos conseguiram fazer isso, mas depois de várias quedas. Mesmo se adquirirmos uma grande habilidade desse nosso meio de locomoção, qual é a graça de viver a vida andando em uma única roda? Qual é o objetivo de levar uma relação pra frente sem algum desses pilares? Podemos até levar durante vários anos, porém temos que saber que o montante que deveríamos carregar com 3 pilares, agora deverá ser dividido com 2 ou 1. Quando sobrecarregamos determinadas estruturas sua vida útil diminui, e durante esse tempo seu funcionamento não é tão satisfatório.
Outro exemplo... Quando o avião atingiu uma das torres do World Trade Center provocou uma sobrecarga na estrutura que não tinha sido planejada, além de ter destruído a disposição das colunas de sustentação. Todos aqui sabem muito bem o que aconteceu... As torres vieram ao chão! A construção foi muito bem planejada, por isso conseguiu se manter firme durante algum tempo. Não podemos dizer que a solidez do prédio faria com que ele se mantivesse, temos que pensar no tamanho da avaria. E isso só quem passa que poderá saber. Da mesma forma é a atitude sobre o caos instalado. No local onde se encontrava as Torres Gêmeas foi construído uma obra em homenagem a todas as vítimas dessa catástrofe. Levaram muito tempo para retirar todos os destroços, e fazer com que aquele local pudesse representar algo bom novamente. Às vezes não conseguimos construir algo tão grandioso e imponente no mesmo local, porque o entulho de toda aquela história se faz presente.
No final de semana, estava apreciando a bela programação da televisão e me deparei com um filme muito engraçado - Madagascar. Conta a história de uma zebra (Martin) que sonha estar em liberdade, em sua habitat natural. Nessa aventura, o leão (Alex) é totalmente contra essa idéia, porque tudo está ótimo pra ele. Após "N" confusões, eles chegam a um paraíso natural onde conseguem aproveitar durante dois dias. No terceiro dia a essência de um leão fala mais alto, fazendo com que Alex atacasse Martin. Porém, a amizade que os dois haviam construído após anos de ZOO falou mais alto fazendo com que conseguissem achar uma solução para a destemida fome voraz de um leão selvagem. Mas porque estou falando de uma estória, mostrada em um filme de animação??? Algumas vezes, podemos aprender muita coisa com os mais novos e isso vai depender do ponto de vista...
Foi necessário apenas um momento para que a essência fosse despertada dentro do leão. Você nunca pode ter pensando em agir dessa forma, mas um simples lapso de sua consciência pode revelar o seu verdadeiro "EU".
Haja com simplicidade, respeito, carinho, amor, atenção, cumplicidade, companherismo... Para que no final de toda história você possa desfrutar de momentos assim...

Um dia, quem sabe...

Bjos e inté

Um comentário:

  1. Maravilhoso seu texto! Me fea refletir sobre as minhas relaçoes!
    PArabéns!!

    ResponderExcluir