quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Surpresa

"Professor é uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações acadêmicas e pedagógicas, para que consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno." Essa é a definição que encontrei no maior dicionário online - Wikipédia. Nessa profissão temos a consciência que nossos atos mudarão as pessoas e que nossas condutas falam muito mais de nós do que nossas palavras.


"Temos a consciência", como assim? Não poderia afirmar essa questão se não fosse o dia de hoje.

Na instituição que leciono sou responsável de fazer com que, os pacientes vivenciem e sejam orientados em relação a atividade física em benefício da saúde e da melhora da qualidade de vida. O programa de reabilitação é composto por várias atividades que são agendadas de acordo com a necessidade de cada paciente. Para isso é necessário que o paciente frequente o hospital diariamente, sendo internado ou não. Várias atividades, muito tempo de conversas, explicações e desabafos. Em determinado momento, eles acabam me transformando em seu "amigo" e para todo bom amigo sempre há um momento de lamentação e entrega de seu real sentimento.

O texto anterior - Sawabona Shikoba - está inserido nesse blog justamente pelo comentário que fiz com dois pacientes. As histórias são iguais e diferentes... um pouco confuso mas é assim mesmo. Pelo simples fato das histórias serem "parecidas" até certo ponto cada um se encontra em um momento. Após ouvir o que cada um tinha para desabafar, resolvi dar minha opinião, colocando um ponto de vista diferente daqueles apresentados. Além disso comentei uma pequena situação de minha vida para exemplificar. Não pude deixar de comentar sobre minha necessidade de escrever sobre meus devaneios hehehe.


No outro dia, durante uma aula com um dos pacientes que comentei anteriormente, ele me fez a seguinte confissão: "Ontem depois da nossa conversa fiquei pensando, realmente você têm razão. Foram tantos anos da minha vida, como posso me esquecer disso. Hehehe o mais engraçado peguei papel e caneta e comecei a escrever. Já tinha um texto para copiar, porém decidir refletir e escrever, assim como você faz."

Ouvindo isso fiquei surpreso, e parabenizei-o pela iniciativa. Finalizando a aula, fui para meu setor, entrei no vestiário e chorei. Durante 90 segundos chorei em silêncio. Enxuguei as lágrimas, coloquei meus óculos e fui para outra aula. Algumas pessoas podem dizer: "Que isso!", "Credo, pra que tanto?", "Aff...". Não consegui dar um preço pelo que recebi.

Após uma pequena opinião, dada sem a menor pretensão de receber algo em troca, eu recebi. Hoje estou pensando que ele não irá mais precisar passar uma hora do dia treinando a escrita, porque está colocando seus sentimentos no papel. Me diga uma forma melhor de treinar sua escrita do que uma atividade que se sinta bem? Além disso, tive o retorno de algo que fiz. Muito prazeroso esse momento.

Para vocês que ainda teimam em "perder" seu tempo lendo o blog, deixar um comentário costuma ser difícil. Simplesmente pelo não conhecimento do que essa atitude pode fazer.

Nesse sentido, não deixe de comentar a sua vida e tudo aquilo que você percebe. Pra você pode ser insignificante dizer:
- Que o novo corte de cabelo ficou muito lindo;
- Que faz falta conversar com vocês pelo skype;
- Que o esmalte claro é bonito em alguns raros momentos, escuro fica muito melhor. Sendo vermelho então nem se fala;
- Que é bom demais receber um abraço de boas vindas no saguão do aeroporto;
- Que o estilo dessa calça faz com que você chame muita atenção;
- Que ser a 3ª pessoa a saber desse problema, foi uma grande prova de amizade;
- Que receber uma mensagem no celular pode ser mais carinhosa do que uma ligação;
- Que o salto alto, e o pequeno comprimento do vestido se completam;
- Que ouvir a voz depois de meses sem conversar com um amigo é gratificante;
- Que o cheiro do novo perfume é muito melhor na sua pele do que no frasco;
- Que é muito bom saber que tudo se encaixa;
- Que a casa cheia é bem melhor;
- Que em momentos marcantes, você é a melhor pessoa que poderia estar comigo.

Mas imagina pra quem está de ouvidos abertos, esperando essas palavras...

Bjos e inté

4 comentários:

  1. Chorei, fato! Realmente muitas vezes é difícil falar o que você sente e escrever talvez seja uma tática que ao menos acalma nosso espírito... Beijos Pustema! ;D

    ResponderExcluir
  2. Lê, engraçado o porque temos esse medo. Nada irá nos acontecer se simplesmente falarmos a verdade. Certas verdades as pessoas nem sempre estão preparadas para ouvir, porém qualquer que seja a relação, elogio, conversa baseada nisso é muito mais saudável. A oportunidade de falarmos está a todo momento, cabe a nós assumirmos essa responsabilidade.
    Beijos Pusteminha!

    P.s.: As lágrimas podem ser um desabafo do coração em um momento de angústia! Chorar nunca será vergonha!

    ResponderExcluir
  3. É moçinho já tive essa coragem de escrever como vc, ela se perdeu no tempo, sinto falta pois faz um bem enorme...
    Sem palavras para que escreve acima, dá uma emoção q não dá pra explicar.
    Bjão

    ResponderExcluir
  4. Oi Juliana,
    Coragem é uma virtude que não se perde, ela se acalma dentro de nós até o momento em que for necessária. Então, não espere mais e tente uma vez recomeçar... Sempre é preciso!
    Bjos e inté

    ResponderExcluir