terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Reunião das Ferramentas

Texto de
Washington Sorio

"Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha reunião.

Foi a reunião das ferramentas como o objetivo de acertar suas diferenças.

O martelo exerceu a liderança, mas os participantes lhe notificaram que seria melhor ele ficar quieto.

A causa?

Fazia demasiado barulho e, além do mais, passava todo o tempo golpeando.

O martelo aceitou sua culpa, mas aproveitou o momento e criticou o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo.

Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, atacou a lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.

A lixa acatou, mas disse que o metro sempre media os outros segundo a sua medida, como se fosse o único perfeito.

Nesse momento em que a reunião das ferramentas estava fervorosa, entrou o carpinteiro, juntou o material, as ferramentas e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso.

Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel.

Quando a carpintaria ficou novamente só, a reunião das ferramentas foi reativada.

Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:

"Senhores, ficou demonstrado que todos nós temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não vamos discutir os pontos que temos para aperfeiçoar, vamos nos concentrar em nossos pontos fortes."

Durante a reunião, todos entenderam que o martelo era forte, que o parafuso unia e dava força, que a lixa era especial para limar e afinar asperezas, e que o metro era preciso e exato.

Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos.

Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar e comprovar.

Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa. Ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.

É fácil encontrar defeitos. Qualquer um pode fazê-lo.

Mas encontrar qualidades, isto é para os sábios."

Sempre fiquei muito à vontade ao manusear qualquer tipo de ferramenta. Deve ser coisa de família, porque meu pai é mecânico, um dos meus tios é eletricista e os outros se dividem em mecânico, pedreiro, metalúrgico... No curso Técnico de Mecânica em que me formei sempre tive boas notas e uma excelente facilidade de entendimento sobre tudo que acontecia.

Um artefato muito importante para qualquer mecânico é sua caixa de ferramentas. Ali têm tudo que é necessário para o profissional utilizar na sua função - consertar Quando era pequeno, resolvi arrumar a caixa de ferramenteas do meu pai. Não tive muito sucesso pois ela estava completamente arrumada. Uma só ferramente que estivesse faltando, ele com certeza daria falta.

Quando estava na adolescência, comprei uma caixa de ferramentas. Usava quando mexia na minha bicicleta e depois acabei evoluindo para minha moto. Ela não tinha nada parecida com a caixa do meu pai. Todas as minhas ferramentas se encaixavam em locais determinados, com isso a organização estava impecável. Como em qualquer sociedade, algumas peças sempre são mais utilizadas que outras. Um dia dei falta da chave de boca de 13mm (se você não conhece, clica aqui) ao tentar fechar a caixa.

Não me desesperei e arrumei outra chave com meu pai. Mas ela não se encaixava da mesma forma. Metragem, função, material... Iguais a minha antiga. Mas não se encaixava. Para fechar minha caixa não havia impecilho, mesmo com a ferramenta do meu pai, porém "ela" não pertencia aquele grupo. Fiquei um pouco incomodado com aquela situação, talvez porque tenho uma fissura por algumas coisas muito arrumadas ou então porque não estava como antes. Continuei utilizando da mesma forma que antes, nem melhor nem pior...

No meio de tantas "ferramentas" que temos na vida, utilizamos algumas delas um número maior de vezes do que outras. Isso irá acontecer sempre, em qualquer situação da sua vida você sempre irá usar mais alguma coisa do que outra. O carro, o caminho, a camisa, o tênis, a companhia... Alguma coisa.

A ausência não me atrapalhava em nada. A caixa continua da mesma forma que antes, sendo utilizada para arrumar, ajustar e sei lá mais o que. Não pensei que outra ferramenta poderia ser ajustada na caixa. Pode e fica bom, só que não queremos. Em certas situações a substituição das peças fundamentais da sua organização se faz necessária. Porque você não pode deixar de arrumar.

Foi assim durante algum tempo, até o momento que reencontrei a chave que havia perdido debaixo da caixa do aspirador de pó. Sabe-se lá como ela foi parar ali! Porém isso não me importava, só queria tirar "a substituta" do local que nunca deveria ter sido ocupado. Não consegui! Desfazer a troca não foi possível, porque havia a necessidade das duas chaves.

Hoje minha caixa de ferramentas não fecha direito. Está guardada na dispensa da minha casa em Juiz de Fora-MG. Apesar de todas as dificuldades que encontrei na substituição, na troca, na procura percebi que hoje ela está mais complexa e completa que antes.

Que bom!!!! Complexidade ÀS VEZES é bom!!!

Estamos bem grandinhos pra se ter tudo na mãozinha né?!?!?!

Bjos e inté

4 comentários:

  1. sandra
    bom dia é realmente temos que nos adaptar as mudanças que acontecem em nosso ciclo de vida! as coisas mudam evoluem e temos que acompanhar tais mudanças,todos nós já tivemos uma feramenta que foi preciso substitui-lá,ou temos alguma que precisa ser substituida mas levamos conosco a lembrança daquelas que tivemos ate chegar ao que temos hoje.ex:quando eramos criança sonhavamos em ter uma bicicleta...ganhavamos uma...passaram se tempos queriamos uma moto, uma biss... não totalmente contentes adultos queremos um carro, vimos que são ferramentas totalmente diferentes mas que nós leva a algum lugar...é isso ai Guill estamos cercados de ferramentas algumas usamos demais outras quase não usamos, outras se perderam e assim continuamos tentando substituir o que perdemos os que já não tem utilidade para nós... bjss

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa postagem.. adoro todas heheh é meio engraçado mais esse texto me lembra muito 2 mulheres muito próximas a mim que adoro e suas respectivas vidas.
    Parabéns pela complexidade Guill.. adorooooo!!!!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Sandra,
    Realmente menina, sempre queremos mais e mais...
    Na verdade, algumas delas sentiremos a falta durante toda a vida, outras poderão ser substituídas porém sem deixar de lado a importância da outra "ferramenta".

    Bjos pra ti e inté

    ResponderExcluir
  4. Juliana,
    Engraçado como identificamos pessoas próximas que vira e mexe tem muito a ver com a nossa própria história.
    Obrigado pelo coments
    Bjos e inté

    ResponderExcluir