segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Desistir!?!?!

Texto de Michele Lunardi em 02 de outubro de 2009.


"Na contra mão das frases feitas que afirmam que “quem acredita sempre alcança”, “desistir não é nobre”, e outras tantas filosofias que nos obrigam praticamente a não desistir JAMAIS... a vida mostra que chega uma hora em que é preciso desistir, sim.


Não falo em desistir na primeira tentativa, desanimar no primeiro obstáculo, fracassar na primeira derrota. Estou falando em não insistir quando realmente não dá mais.

A maior parte das pessoas não entende a sutil diferença entre lutar pelo que se quer e se tornar desagradável ou teimoso.

Principalmente no amor, mas também no trabalho e na vida, as pessoas não sabem a hora de parar.


Se ela já percebeu que não ia dar certo e te falou isso com todas as letras, por favor, parta para outra.

Mas de coração aberto. Não fique inventado desculpas para um encontro, enviando presentes, ligando na madrugada chuvosa porque ela tem medo de temporal, aparecendo nos lugares em ela costuma ir.

Isso não faz ninguém amar ninguém. Nem vai fazer com que depois de tanto dizer que não vai dar, ela bata a cabeça e descubra que você é realmente o homem da vida dela.

Se você quer ser médico e nos últimos 10 anos não passou no vestibular, que tal deixar o cursinho de lado e encontrar um outro trabalho que te dê prazer, ao invés de se achar o eterno médico fracassado?

Se você se esforça para ser o melhor, dedica-se de corpo e alma, e há anos não consegue agradar seu chefe, conquistar a promoção sonhada ou o aumento salarial, que tal se dar conta de que talvez a empresa não te mereça, e cair fora?

Às vezes a teimosia traz a conquista, mas a que preço?

Acredite, essas conquistas na marra, vão trazer mais infelicidade do que alegrias.

Tem uma frase que diz: Cuidado com o que deseja... você pode conseguir.

Porque é feio desistir? Porque é humilhante reconhecer que perdemos?


Porque estamos alimentando os egos e fazendo com que as pessoas pensem que são tão incríveis que não podem receber um não?


"Na minha infância me ensinaram que receber um não era educativo. E que era correto saber aceita-lo."


... Ainda estou pensando como irei iniciar meu comentário sobre o texto...


... Bem, vamos lá então...



Tenho certeza que esse é o primeiro texto que li, que me deixa na contra mão de todos os outros textos que já postei aqui. Palavras de incentivo, encorajamento, força, dedicação, vitória... se encontra muito facilmente no amigo de todas as horas difíceis (Google) nas quais são necessárias palavras para seus ouvidos e pro coração. Não vou e nem posso discordar com o texto, porque é verdade.

Chega em um momento da nossa vida que temos que ter a humildade de reconhecer que não fomos capazes de alcançar aquele objetivo. Não foi por falta de esforço, dedicação, coragem, desejo... Simplesmente não foi! O "tamanho" do que você queria não pode servir de parâmetro para suas futuras conquistas. Por exemplo, você não conseguiu comprar aquele carro de R$40.000,00 que tanto almejou, não é por desistir dele que você não poderá comprar seu tão sonhado apartamento de R$280.000,00. Essa verdade que temos que ter em mente...SEMPRE!

Nos dias de hoje o "fracasso" é tratado como uma atitude de fraqueza e de incapacidade do ser humano. Essa é a palavra chave - SER HUMANO. Um ser que escolhe, luta, deseja e que também erra, cansa, desgasta, desiste. Não queira abraçar o mundo com seus pequenos braços, pense em tê-los firme no momento em que conseguir abraçar algo de valor.

Sempre disse a frase "Cuidado com o que deseja... você pode conseguir", surpresa agradável saber que alguém corrobora dessa mesma idéia. Pensar em tantas coisas, pessoas, situações, empregos, objetos que sempre esteve presente nos nossos sonhos mais secretos. Difícil deixar de lado nossos sonhos.


Quando deixamos de lado nossos mais sinceros e belos sonhos, damos conta que não estamos mais flutuando em nuvens com um leve vento nos levando para algum lugar. Como todo gladiador derrotado, ficamos com os joelhos e mãos ao chão, demonstrando toda nossa fraqueza e atitude de se sentir vencido. Ao imaginar essa cena prolongue mais um pouco "seus devaneios" e pergunte se você está no lugar certo? Está sim!


Com mãos e pés ao chão você terá a possibilidade de formar a base para um recomeço. Em um local firme na qual foi banhado com as lágrimas da sua derrota e adubado com o suor de seu esforço. Não há ambiente melhor para se iniciar outra história, em um novo tempo. Não consigo imaginar essa cena com o sentimento de fracasso e derrota, só penso na nova chance de recomeçar. Saber aceitar o rumo que a vida nos leva é importante. Saber o certo e errado acaba sendo um trabalho árduo e experimental,


Me ensinaram várias vezes a receber um "não", porém não foi na primeira tentativa.

Nem na segunda.

Muito menos na terceira.


Por hoje vou continuando meu aprendizado, sem pensar no número de tentativas e sim nas decisões à tomar.


Com as mãos e os pés no chão!


Bjos pra todos e inté


P.s.: Agradeço IMENSAMENTE a Juliana, por colocar meu endereço de e-mail na sua lista de favoritos. Atitude essa que me proporcionou conhecer esse texto. MUITO obrigado!


6 comentários:

  1. Pow Guill fiquei extremamente feliz por vc tbm ter gostado do texto, a cada trecho que leio dele me faz refletir que as mudanças que fiz na minha vida de 3 anos e meio pra cá foram os melhores passos que ja dei até hoje, recomecei do zero meus objetivos, nossa como foi difícil, me sentia estranha e com muito receio no começo, na verdade era o sentimento de fracasso mesmo, vivi até isolada por um tempo mais tudo deu certo e hj é muito engraçado o caminho para qual
    eu mudei, totalmente diferente de tudo q eu vivia, que planejei e lutei antes desse período, hoje sou muito mais realizada e feliz e o melhor de tudo que todos ao meu redor notaram a mudança e comentam heheh... O texto acima me faz ter ainda mais coragem, perseverança e força para continuar esse "recomeço", de cabeça erguida abraçando com intensidade os obstáculos e as vitórias fazendo disso uma bela jornada com um grande aprendizado... Sendo Feliz :) Desejo um grande "recomeçar" a vc tbm querido...
    Super beijo.

    ResponderExcluir
  2. Juliana,

    Fico muito satisfeito por essa evolução sua menina! Ainda mais satisfeito por ao ler meu blog vc se lembrar o quanto vc se esforçou e foi merecedora de tudo aquilo que conquistou.

    Bjos e inté

    ResponderExcluir
  3. Ok, agradeço a ambos os autores dos textos... li exatamente o que estava precisando nesse momento! Tem horas que batemos tanto com a cabeça na parede, que a dor nos deixa cegos para ver que é hora de parar! Amei as reflexões de vcs!

    ResponderExcluir
  4. Betty,
    Obrigado pela visita.

    Fico feliz por ter te ajudado. Algumas vezes isso acontece mesmo e sinceramente acho que deve acontecer para termos certeza daquilo que queremos e mais certeza ainda daquilo que não queremos hehe.

    Vivendo e aprendendo...

    Bjos e inté

    ResponderExcluir
  5. Guill, visitei teu blog através do face.. e parei neste texto. Como ando emocionada com tantos nãos que venho ganhando da vida, me identifiquei pra caramba com tudo o que o texto dizia.. e simplesmente adorei o teu parecer sobre o assunto. Permita-me roubar o texto da Michele Lunardi, porque preciso lê-lo quatrocentas vezes, diariamente.. e aprender que cheguei na hora de parar com a insistência.
    Eu vou citar que foi daqui que o roubei.
    Mesmo sem querer, tu me deu uma chacoalhada daquelas. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Oi Josita,

    Que bom menina que pude te ajudar nessa sua nova etapa. Sem problemas na citação, irei avisar a autora também e te garanto que ela ficara muito satisfeita.

    Sinta-se em casa ao visitar o blog, sei que possui um excelente senso crítico que poderá contribuir e muito com sua experiência ajudando outras pessoas.

    Bjos e inté

    ResponderExcluir