sábado, 25 de dezembro de 2010

2010 - Parte 3 de 5 - O Passado

No balanço desse final de ano a única coisa que podemos nos basear é no passado. Algumas pessoas - inclusive eu - lembram de todos os acontecimentos ruins que ocorreram durante os 365 dias de 2010 para avaliar se o ano foi bom ou ruim. Muitas pessoas tiveram um ano maravilhoso, e mesmo assim acabam focalizando nos acontecimentos que mais machucaram. Sabe por que eu falo dessa forma? Pense comigo... Você sabe o que aconteceu no dia 11/09??? Lembra né... O ataque terrorista ao World Trade Center. E o que aconteceu no dia 09/11??? Nem imagina certo?

Para sair do padrão de pensamentos de todas as pessoas - inclusive o meu - vou pensar no passado pelos acontecimentos bons que me ocorreram.

No início do ano recebi vários abraços e palavras de pessoas importantes na minha vida. Mudei de cidade, de vida, de trabalho e também o objetivo. Provei o gosto da vitória sobre um adversário que foi dado como favorito. Entraram algumas pessoas na minha estrada da vida que torço para que nunca saiam. Adquiri conhecimentos no qual nunca imaginava em ter. Aprendi como contornar algumas situações da vida profissional. Agora consigo escutar e analisar certas coisas. Provei um desejo antigo, sabendo que iria acabar num piscar de olhos. Ouvi confissões das mais inesperadas formas. Guardei segredo. Soube por um instante pensar na minha pessoa na frente de tudo e de todos. Troquei de casa 3 vezes. Comecei dividindo, depois tive meu canto... agora tenho o meu e outros cantos. Andei em grupo, agora posso ir e vir pra onde quiser sem ninguém.

Posso dizer que valeu a pena. Imprevistos aconteceram, mas a vida não parou para que eu consertasse, nem voltou pra fazer diferente. Não quero pensar nos acontecimentos "não muito bons" que passei esse ano. Quero lembrar as conquistas diárias, do apoio recebido, dos momentos de aconchego, das horas de alegria e das pessoas que passaram na minha vida. Em pleno Natal recebi mensagens de quem nunca imaginaria que se lembrariam da minha pessoa. E daquelas que esperava um sinal... Não tive.

Para valer à pena é necessário desamarrar minha vida do passado e deixar o barco navegar. Por outros mares, passageiros, levado por novas correntezas, conhecendo outras praias e principalmente não esquecendo por onde andei. Necessário desamarrar, mas não descartar!

Adiantaria seguir novos caminhos se a forma de condução não mudou? Novos caminhos lhe trarão outras tristezas, alegrias, surpresas, suspiros, choros, soluços, ansiedades... Tudo será novo, e a decisão é sua de que caminho seguir.

Bom, já estava me esquecendo... Na noite do dia 9/11/1989 o Muro de Berlin começou a ser derrubado... Mas tudo bem, esse fato nem foi importante pra você!

2010 - Parte 4 de 5 - A Cabeça

4 comentários:

  1. Não sei pq, mas me identifiquei com esse texto! Engraçado né.. heheheheh! Muito bom!

    Beijos,
    Ju.

    ResponderExcluir
  2. O passado não é algo que devemos se apegar e sim tirar grande proveito para as experiências futuras, nessa nova caminhada em algum passo ele poderá te ajudar a ir no ritmo correto para que os erros cometidos no passado não se repitam para não ficar sempre na estaca zero, nas coisas boas ou ruim da nossa vida alguma coisa do passado sempre vai está ali cutucando para alguma forma...
    As vezes é impossível esquecer o passado mais não é impossível modificar o futuro para que ele passe a não existi com um peso e sim como algo superado, pensei que era impossível mais consegui heheh

    ResponderExcluir
  3. Ju, as vezes estamos em determinadas situações que acabamos nos identificando mesmo. Espero que a identificação possa ter te possibilitado uma reflexão e PRINCIPALMENTE te ajudado... que é o mais importante!

    Bjos e inté

    ResponderExcluir
  4. Juliana, somos o somatório de tudo que passamos e vivemos. Cada situação irá fazer com que possamos aprender e fazer de uma forma melhor no futuro... Esse é o nosso crescimento diário!
    Fico feliz de saber que você cosneguiu, essas vitórias nos fazem muito bem...
    Bjos e inté

    ResponderExcluir