quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

2010 - Parte 2 de 5 - A Inveja




Poderia iniciar o texto conceituando essa palavra como um sentimento de aversão ao que o outro tem e que você deseja. Iniciar um parágrafo comentando sobre o terceiro pecado capital também seria uma das formas. Outra alternativa é colocar várias frases relacionadas ao tema:

- "A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

- "O ciúme traduz o sentimento de propriedade, ao passo que a inveja mostra o instinto de roubo." (Autor desconhecido)

- "O invejoso se queima por dentro e por fora pela própria inveja." (Albertano da Brescia)

Sinceramente não imaginava a dificuldade que teria em escrever esse texto. Quando pensei nos cinco tópicos para esse "balanço" de 2010, senti a necessidade de comentar sobre a inveja. Me arrependi...

Muito simples comentar quando as pessoas estão fazendo algo de errado, porque nosso pensamento crítico nos leva a ter condutas de acordo com a moral e a ética. Agora reflita comigo, porque não é fácil quando descobrimos que nós estamos fazendo alguma coisa errada? Não é fácil porque realmente não é pra ser. Dentro da minha crença admitir o erro é o primeiro passo e eu espero estar fazendo isso.

Alguns momentos podemos invejar várias pessoas e não tem essa de "inveja boa", não condiz não é mesmo? Nossa simplicidade e ignorância nos deixa beira do pensar em, "se ele tem, porque eu não posso ter também???". E a resposta é mais simples do que se imagina. Você não tem, porque você não merece ter.

As coisas que você almeja na vida virão como reconhecimento pelo seu esforço no momento certo. Pode, e irá acontecer de desejar algo e não conseguir ter em suas mãos. Não se aflija por isso. Trabalhe para receber o que for merecedor, mas não aquilo que você ACHA que merece. Muitas vezes queremos mais do que precisamos e merecemos menos pelo que fazemos (FONSECA, 2010).

Em 2011 quero precisar menos, para receber a quantia certa daquilo que mereço. A inveja que sinto hoje, vai acabar no momento em que clicar no botão "Publicar Postagem".

Abraços a todos e inté

2010 - Parte 3 de 5 - O passado

2 comentários:

  1. " A inveja"
    Essa palavra me arrepia rsrs, ela ja me causou varios problemas na vida profissional, pessoal, mais ainda n conheço quem nunca passou por isso, ela está em todas as partes infelizmente, quem inveja não trabalha para receber o que realmente merece pq está ocupado demais com a vida do seus próximos se lamentando tipo "ele conseguiu e eu não, ele chegou agora e eu to aqui a anos tentando" kk será pq?

    ResponderExcluir
  2. Juliana, é... porque está ali??? hehe
    Certeza que todos passaram e ainda irão passar... Para isso é saber lidar com as situações...

    Bjos e inté

    ResponderExcluir